Anorexia


Atualmente a sociedade impõe a magreza como um modelo estético perfeito, ao tempo que as mídias divulgam este fato como algo normal, que induzem as pessoas principalmente do sexo feminino, a procurarem incansavelmente enquadrar-se naquele perfil que o meio social estabelece. Paralelamente a este anseio várias doenças podem surgir entre elas à anorexia, que provoca profundas transformações físicas e psicológicas no indivíduo portador desta síndrome.
            O termo anorexia vem do grego, significando falta de apetite, porém é incorreto afirmar isto, uma vez que, o doente sente fome, mas procura a todo custo negá-la. Este transtorno afeta cerca de 90% das mulheres adolescentes e jovens, ocasionando a morte de mais de 10% das pacientes, que apresenta algum tipo de distúrbio alimentar numa faixa etária de 12 à 35 anos, levando em consideração que é nesta fase que as jovens estão mais suscetíveis a transformações físicas devido a transição entre a adolescência e a fase adulta.
A sociedade de certa forma, contribui para o desenvolvimento deste transtorno alimentar, à partir do momento em que ela passa a exercer uma enorme influência na formação ideológica de cada pessoa adotando um único modelo estético como sendo o ideal.
A anorexia afeta a sociedade como um todo sem haver distinção entre classes sociais. Periodicamente são veiculados no meios de comunicações, casos de famosos que já passaram por algum problema alimentar, como a anorexia, já relatado anteriormente. É o caso da atriz brasileira Deborah Evelyn que teve esta doença ainda quando adolescente durante três anos chegando a pesar 36 Kg.
Os sintomas vão desde a perda exagerada de peso até problemas que envolvendo questões psicológicas como depressão e síndrome do pânico.
Diante dos fatos relatados constata-se que à anorexia é um distúrbio que afeta uma grande parcela da população jovem e que este fato está relacionado basicamente pela influência  que a sociedade exerce sobre o pensamento do adolescente que ainda está formando sua ideologia e sua posição crítica diante dos fatos colocados no seu cotidiano. Desta forma devemos ter em mente que o padrão de beleza não é aquele estabelecido por um grupo social e sim aquele que se adéqüe melhor ao seu perfil. 


Texto : Taísa Meneses e Samantha Mendonça, alunas do IFAL-Pin !

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © E s t r u t u I F