A animação consiste no estudo dos movimentos dos seres e como eles podem auxiliar em técnicas para os mais diversos fins, como por exemplo:entretenimento, publicidade, medicina, judicial, entre outros. No Instituto Federal de Alagoas- Campus Palmeira dos Índios começou este ano um projeto pioneiro e inovador no ramo da animação. O grupo de pesquisa é formado por 10 pesquisadores, estes são alunos dos cursos de edificações, informática e eletrotécnica, percebemos assim que esta pesquisa além de diversas vantagens pode propiciar uma grande interação entre os cursos oferecidos no Instituto. O projeto foi iniciado com discentes Jackson e Davidson, e no decorrer do ano agregou mais 8 alunos.
Em Alagoas este ramo de estudo ainda encontra-se limitado, pois os conhecimentos nesta área estão centralizados no Sul e no Sudeste do Brasil. A competitividade no mercado de trabalho é muito acirrada, para trabalhar neste ramo é necessário muita dedicação e talento, pois os métodos de animação vão diversificando a cada dia. “Mas, a graça é justamente essa! Quem trabalha com animação é como um caçador que visa sua presa com olhos brilhantes”Daniel Duarte.
Para o pesquisador Daniel Duarte a sensação de trabalhar com pesquisa é muito gratificante e acarreta muita responsabilidade pois difunde o “nome” do Instituto.
No campus este projeto é orientado pelos professores Roberto Rodrigues (responsável pela comunicação visual), professor do curso Infra estrutura e pela professora Edimara Drigo, professora de língua portuguesa (responsável por suporte a comunicação de linguagem). O professor Roberto desde jovem é um entusiasta na área de quadrinhos de criação visual.
Entre os diversos métodos que existem para executar a animação a técnica utilizada nos campos é Stop motion é uma técnica de animação chamada fotograma ou quadro a quadro, utilizada apenas uma maquina fotografia e realiza uma sequência de 24 quadros (frames), ou seja, 24 fotos por segundo de animação.
A pesquisa é muito importante, pois é pioneira no estado e vem ganhando espaço no mercado de trabalho com facilidade.
0 comentários:
Postar um comentário