A CASA – termos usuais e termos técnicos integrando saberes

Projeto desenvolvido pela Professora e Arquiteta Cristine Castro e a participação de Vanúsia Amorim tem como objetivo maior unir os conhecimentos técnicos, daqueles que tiveram a honra de estudar, com os ricos saberes daqueles não tiveram a oportunidade de ingressar numa escola.

O projeto denominado A CASA – TERMOS USUAIS E TERMOS TÉCNICOS INTEGRANDO SABERES destina-se a trabalhar com a comunidade local especificamente as pessoas ligadas a construção civil. O projeto inicialmente coleta as construções em andamento na cidade de Palmeira dos Índios por setores. Destas também cria uma espécie de cadastro de pessoas em atuação na construção civil tais como: pedreiros, mestres de obras, serventes, pintores, serralheiros e interessados que também tenham um mínino de vivência na área.
Há um estudo de aplicação do projeto para as pessoas que sabem ler e as que não sabem ler. A aplicação das reuniões, aulas e discussões ocorrem no IFAL de Palmeira dos Índios e nas obras selecionadas. O projeto de extensão conta com quatro bolsistas, Alisson Silva, Kallyne Gonçalves, Neusvaldo Júnior e Taísa Meneses.
A construção civil apresenta, muitas vezes, profissionais “não-profisssionais”; pois estes não tiveram oportunidades de estudo, inclusive em instituições de ensino técnico. Destes, como já citados, temos: pedreiros, serventes, pintores e outros. Pessoas muitas vezes sem o ensino fundamental ou que mal sabem assinar o próprio nome. Nada disto significa que não possam aprender de uma forma técnica os termos que usam no seu ofício.

O projeto procurara trabalhar com estes profissionais em formação qualificando sua forma técnica de falar os termos e expressões da construção civil e dependendo da aceitação muitos poderão se qualificar a ponto ingressarem, no futuro, em oportunidades oferecidas pelo IFAL.


Fonte : Cristine Castro


Pesquisa : Maria Cinara e Marianelly Rocha, alunas do IFAL-Pin !

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © E s t r u t u I F