CONCEITO “TÉCNICO”
1) TESOURA: Armação de madeira triangular, usada em telhados que cobrem grandes vãos, sem o auxilio de paredes internas.
CONCEITO “USUAL”
Sustentação do telhado. (texto do Servente Reginaldo Marcos dos Santos.)
CONCEITO “TÉCNICO”
2) TERRACOTA: A terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada e é utilizada em cerâmica e construção. O termo também se refere a objetos feitos deste material e à sua cor natural, laranja acastanhado. É rica em óxido de ferro, normalmente utilizada na confecção de tijolos, telhas, vasos, entre outros objetos.
CONCEITO “USUAL”
Na construção sempre utiliza-se esse termo quando se refere a um tipo de cor neste caso uma cor meio acastanhada. (texto do Pedreiro Silvanio da Silva.)
CONCEITO “TÉCNICO”
3) SOLEIRA: A parte inferior do vão da porta no solo. Também designa arremate na mudança de acabamento de pisos, matendo o mesmo nível e nas portas externas, formando um degrau na parte de fora.
CONCEITO “USUAL”
Onde não tem esquadro é usado para dimensionar uma cerâmica de outra, quando não há esquadro no espaço. É colocado embaixo das portas. ( texto do pedreiro Edson Araújo.)
CONCEITO “TÉCNICO”
4) TERRAPLANAGEM: O serviço de terraplanagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como açudes, canais de navegação, canais de irrigação, rodovias, ferrovias, aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens e plataformas diversas.
CONCEITO “USUAL”
Utilizado quando o terreno apresenta irregularidades . (texto do Pedreiro Silvanio da Silva.)
Usado para fazer rodovias em terrenos sem nível. (texto do armador Jorge Henrique.)
CONCEITO “TÉCNICO”
5) VALA: Escavação estreita e longa feita no solo para escoar águas residuais ou pluviais e também para a execução de baldrames e de instalações hidráulicas ou elétricas.
CONCEITO “USUAL”
Usado para o escoamento de água. (texto do pedreiro Silvanio da Silva.)
CONCEITO “TÉCNICO”
6) MÃO-DE-FORÇA:Elemento estrutural inclinado que liga um componente em balanço à parede, diminuindo o vão livre no pavimento inferior.
CONCEITO “TÉCNICO”
7)SARRAFEAR: Desempeno de massa com emprego de régua ou sarrafo de madeira.
CONCEITO “USUAL”
Retirar o excesso de massa da parede através de ripas ou alguns outros instrumentos.
CONCEITO “TÉCNICO”
8)PRUMO: Instrumento formado de um peso suspenso por um fio, us. ger. na construção civil, para verificar se uma superfície está ou não na posição vertical.
CONCEITO “USUAL”
Nome do aparelho que tem um fio com um peso numa das extremidades. Permite verificar o a igualdade de paredes e colunas.
CONCEITO “TÉCNICO”
9)BATER-TIJOLO: Levantar paredes com os devidos materiais e instrumentos manualmente.
CONCEITO “TÉCNICO”
10)TRENA: Fita métrica metálica, ger. com 10, 20 ou 25m de comprimento, us. na medição de terrenos.
CONCEITO “USUAL”
Fita métrica especifica para medir terrenos.
Texto e pesquisa : Mayara Leite e Rodrigo Álvaro, alunos do IFAL-Pin !
0 comentários:
Postar um comentário