Os EPI’s são os equipamentos de proteção individuais, destina-se a proteger a integridade física do trabalhador durante a atividade de trabalho.
Por meio da Norma Regulamentadora n° 6(NR 6), considera-se equipamento de proteção individual todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis a ameaça da segurança e da saúde do indivíduo.
A função dos EPI’s é neutralizar ou atenuar um possível agente agressivo, contra o corpo do trabalhador que o usa. Estes evitam lesões ou minimizam a sua gravidade, em casos de acidentes ou exposições à riscos, também podem nos proteger contra efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas, que podem causar as chamadas doenças ocupacionais.
Podemos classificar os E.P.I em 4 grupos.
- Proteção para a cabeça ;
- Proteções para os membros superiores e inferiores ;
- Proteção para o tronco ;
- Proteção das vias respiratórias e cintos de segurança ;
Cada equipamento possui um C.A. ( Certificado de Aprovação ). O C.A. atesta que um produto está em conformidade com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é considerado apto para ser comercializado como um EPI.
Como posso vefificar o C.A.?
Em todo equipamento encontramos o C.AO C.A(Certificado de Aprovação) é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamentos de proteção.
Cada equipamento possui um Certificado de Aprovação. O C.A. atesta que um produto está em conformidade com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é considerado apto para ser comercializado como um EPI.
Em todos os equipamentos encontramos o C.A número que vem gravado nas etiquetas dos EPI’s, este número significa que o equipamento de proteção individual foi testado e aprovado para proteger o trabalhador do risco contra o qual o equipamento se destina. Com esse numero é possível verificar o certificado no portal do www.mte.gov.br e obter informações tais como se esse certificado ainda é valido e quando terminará sua validade.
No certificado também é possível encontrar informações sobre o fabricante e sobre limitações a respeito do equipamento. Conhecer estas limitações antes da compra são fundamentais para que se adquira um EPI que garanta uma proteção adequada.
É direito de todo trabalhador ter seus equipamentos adequados para garantir a sua integridade física e é dever de toda empresa fornecer aos seus funcionários os equipamentos.
Lembrem-se: usem sempre o EPI’s adequado, e em bom estado, pois estes poderão prevenir possíveis lesões.
Pesquisa e texto : Luciana Mayara e Maria Juliana, alunas do curso de Edificações do IFAL- Pin !
2 comentários:
Muito Legal essa postagem! Ameii... Os Epi's são muito importantes para todos os trabalhadores
É sim, querida Luciana !
Postar um comentário